Factos e Números
2020
A Central de Cervejas, fundada em 1934, pertence desde 2008 ao Grupo HEINEKEN, a cervejeira mais internacional do mundo. Emprega mais de 85.000 pessoas e opera em mais de 70 mercados e com marcas presentes em mais de 190 países. Uma história de sucesso com mais de 150 anos e que engloba actualmente a herança de mais de 300 marcas em todo o mundo.
O ANO DE 2020
O ano de 2020, fica marcado pelo contexto de uma crise pandémica global sem precedentes, com efeitos negativos na economia nacional da qual o sector cervejeiro é parte integrante e fortemente impactado pelos condicionalismos do Turismo, da actividade do canal Horeca e da convivialidade dos consumidores.
Segundo dados da APCV o sector cervejeiro nacional apresentou em 2020 uma quebra de vendas superior a 14%, face a 2019, com destaque para o canal Horeca, com uma quebra superior a 27%.
O consumo per capita de cerveja no mercado nacional situou-se nos 46 litros versus os 53 litros verificados em 2019, retomando assim o mesmo índice de 2014 e 2015, que reflectia o impacto do aumento do IVA para a restauração, ocorrido em 2012. Em 2000 chegámos a ter um consumo per capita de 65 litros.
O Grupo SCC teve, praticamente durante todo o ano de 2020, a maioria dos seus Colaboradores do backoffice em regime de teletrabalho e os colaboradores da produção, enchimento, vendas, manutenção, distribuição e serviço ao cliente em operação, garantindo as respostas ao mercado que se encontrava a operar.
A SCC e as suas marcas, em 2020, promoveram diversas iniciativas, que aqui destacamos:
“Juntos Voltamos Já”, uma plataforma implementada em parceria com outra grandes marcas de referência a par da Cerveja Sagres e da Água de Luso e com o apoio institucional da AHRESP e do Turismo de Portugal, com o objectivo de tentar garantir algum financiamento imediato aos estabelecimentos de restauração e bebidas encerrados, quer por adesão dos consumidores através da compra de vouchers, quer na reabertura, por parte das marcas aderentes, ao disponibilizarem os seus produtos para cabazes que foram entregues aos pontos de venda aderentes, minimizando o esforço financeiro dos parceiros do canal Horeca.
Cedência de espaço publicitário nos estádios de futebol - painéis LED junto aos relvados para apoiar os estabelecimentos do canal Horeca através de uma campanha online, promovida pela cerveja Sagres. Os adeptos e consumidores foram desafiados a identificar os seus espaços de restauração e bebidas preferidos, os quais foram publicitados em campo, durante os Jogos da Liga. Desta forma os nossos parceiros de negócio do canal Horeca, afectados fortemente por esta pandemia, poderam ter visibilidade, nomeadamente através da TV.
Lançamento da plataforma de e-learning BeerYourself, um instrumento de apoio à formação dos profissionais dos vários estabelecimentos de restauração e bebidas do canal Horeca. Uma plataforma gratuita onde são partilhados conteúdos organizados em diferentes módulos, com o propósito de formar e informar os profissionais e parceiros do canal Horeca, em áreas que lhes permitam uma maior capacitação para as suas funções e para o desempenho do seu negócio.
O Heineken® Convida, pelo terceiro ano consecutivo, voltou e trouxe novidades. A marca de cerveja Heineken® juntou-se aos seus clientes do canal Horeca para voltar a reunir artistas conceituados, desta vez num palco virtual, celebrando o melhor da música portuguesa com os seus consumidores. Através de um novo formato, o #HeinekenConvidaChallenge pretendeu trazer uma nova perspetiva fresca ao confinamento provocado pela pandemia Covid-19.
Com as salas de espetáculos fechadas, as portas virtuais do festival Heineken Convida abriram-se a todos os portugueses com showcases únicos, a partir de casa, envolvendo vários artistas nacionais, dos mais variados géneros musicais.
A cerveja Guinness criou as ‘Histórias de Pub’, uma série de conversas informais que tiveram como objetivo reforçar a ligação da marca com os seus clientes (especialmente pubs), que se encontravam encerrados e a viver um período difícil, bem como com os consumidores, que se encontravam isolados em casa. Joaquim de Almeida aceitou o convite da Guinness para ser o host desta iniciativa, promovendo conversas com personalidades muito especiais para o público português. Esta inicitaiva teve também uma vertente solidária já que, por cada 100 pessoas que se juntaram ao live no Instagram, a Guinness doou 1 barril para apoiar os seus pubs parceiros na abertura de portas.
Iniciativas de Responsabilidade Social
A SCC renovou o seu protocolo anual com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (CMVFX), com o foco no apoio às famílias mais carenciadas da comunidade. O valor do protocolo foi exatamente o mesmo valor de anos anteriores (cem mil euros), perfazendo desde 2006, um valor global acumulado de um milhão e quinhentos e vinte mil euros.
A SCC juntou-se às empresas produtoras de cervejas artesanais para oferecer ácido peracético já diluído, e pronto a utilizar, aos Centros de Saúde, Forças de Segurança e de Proteção Civil, Serviços Municipais, outras entidades públicas ou privadas, em prol da proteção de pessoas e comunidades.
A Fundação Luso doou um Milhão de garrafas de Água de Luso (0,33l) a várias instituições e organizações que estiveram na linha da frente no combate ao Covid 19 e/ou que prestaram assistência a grupo de risco mais expostos à pandemia, garantindo o consumo individual num formato adequado para reduzir o risco de contágio.
A cerveja Sagres associou-se ao Portugal #EntraEmCena, um movimento nacional, marketplace digital, onde os artistas podiam lançar ideias e obter investimento para a fase de conceção e desenvolvimento. A iniciativa surgiu num momento particularmente frágil para todos, incluindo para os artistas, que viram as suas fontes de rendimento canceladas ou adiadas.
A cerveja Bohemia levou 1.500 menus especiais na Páscoa de 2020 aos profissionais de saúde que estiveram na linha da frente no combate ao coronavírus, um agradecimento àqueles têm sido incansáveis nesta luta e que nunca baixaram os braços.
A cerveja Guinness convocou as lendas do rugby português para jogo solidário no Jamor. Dois antigos internacionais portugueses, foram os capitães de equipa do evento “Juntos ao Rugby”, uma iniciativa que pretendeu impulsionar a modalidade em Portugal e cujas receitas reverteram para a modalidade de Rugby em Cadeira de Rodas, que integra pessoas com lesões em três ou mais membros, e que é gerida pela Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, sob o mote “Rugby sobre Rodas”.
A cerveja Lagunitas associou-se à SOS Animal durante este período particularmente difícil, também para os animais de companhia.
Iniciativas das Marcas
Cerveja Sagres
Lançamento da edição especial de latas cerveja Sagres, desafiando os portugueses a recordarem os melhores momentos com a seleção nacional de futebol. Para assinalar aquele que seria o dia do pontapé de saída do Euro 2020, a Cerveja Sagres lançou a nova campanha de comunicação “ThrowPack” que desafiou os portugueses a partilhar, nas redes sociais, os momentos mais marcantes que viveram com a Seleção Nacional.
Lançamento de uma nova campanha de verão - “Portugal está mesmo a pedi-las, unindo Portugal e os Portugueses num único destino, de Norte a Sagres. Uma campanha que celebra a Portugalidade, tão presente no ADN da marca Sagres, convidando os seus consumidores a conhecer ou redescobrir o melhor que Portugal tem para nos oferecer.
Cerveja Heineken®
Lançamento em Portugal da nova lata Heineken 0.0 de 33cl.
Lançamento da campanha “A espera chegou ao fim”, celebrando o regresso da UEFA Champions League. Para celebrar este regresso de forma única, a marca Heineken®, patrocinadora oficial da mais prestigiada competição de clubes da Europa, ‘pintou’ simbolicamente de verde a cidade de Lisboa, onde foi jogada a fase final.
Patrocínio da marca Heineken® à “FORMULA 1 HEINEKEN GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL 2020” que regressou a Portugal, 24 anos depois, para celebrar com os portugueses a maior festa do automobilismo, que se realizou no Autódromo Internacional do Algarve. A cerveja Heineken® organizou também a chegada a Portugal, pelas mãos do lendário piloto David Coulthard, do troféu oficial. A marca desenvolveu ainda várias ofertas e experiências nos pontos de venda parceiros, canais de grande distribuição e nas plataformas de e-commerce.
Cerveja Bohemia
Lançamento da Bohemia Pilsener e das edições especiais de Bohemia Stout e Bohemia On-Fire. A Bohemia apresentou também, em 2020, a Bohemia Session IPA Cerveja, uma edição limitada e pensada para os dias de Verão.
Lançamento da Bohemia Pilsener Cevada do Alentejo, numa homenagem e apoio à produção de cevada do Alentejo, região conhecida como “o celeiro de Portugal”. Uma cerveja leve, refrescante e muito versátil, fabricada com 100% de cevada do Alentejo. O processo de utilização de cevada 100% do Alentejo foi auditada e certificada pela Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC) com a marca “Cereais do Alentejo”, evidenciando-se nos rótulos de Bohemia Pilsener Cevada do Alentejo esta distinção e respectivo selo.
Cerveja Trindade
Lançamento da Cerveja Trindade Ninfa, a primeira cerveja Trindade com frutas adicionadas que inclui framboesas, morangos e mirtilos frescos produzidos na zona Oeste, num incentivo à produção nacional e num reforço à portugalidade da marca.
Lançamento da Cerveja Albert Liège Spelt Ale, uma parceria entre a Cerveja Trindade e a Trevo. As duas marcas de cerveja artesanal produziram uma cerveja única que consagra o mestre cervejeiro Albert Lourtie e o estilo de cerveja Spelt Ale.
Cerveja Lagunitas
Lançamento em Portugal do novo formato, em lata 0,35L, da mais famosa das Lagunitas, a clássica IPA, que viajou de Petaluma, na Califórnia.
Lançamento da Lagunitas 12th of Never em barril de 20L.
Cerveja Guinness
A cerveja Guinness lançou uma campanha local sob o mote “A tudo o que nos junta”. Esta campanha pretendeu juntar os fãs de rugby nos bares aderentes para viverem as emoções do torneio e ganharem prémios, promovendo em Portugal o espírito do torneio Guinness Six Nations, uma das mais icónicas competições de Rugby do Mundo.
Sidra Bandida do Pomar
Lançamento da Bandida do Pomar Maçãs Ácidas, no formato estrela da marca, a icónica lata de 50cl.
Certificação da Bandida do Pomar como a primeira marca de sidra disponível no mercado português, sem glúten e apta para celíacos, com a aprovação da APC - Associação Portuguesa de Celíacos.
Água de Luso
Lançamento de uma inovadora embalagem de 10L de Água de Luso, reciclável, fácil de separar e composta por cartão proveniente de fontes sustentáveis (FSC).
Luso Fruta
Lançamento da Luso Fruta BIO, com certificação Biológica, com as mesmas caraterísticas naturais da Luso Fruta.
Lançamento da Luso Fruta Maçã, uma bebida à base de Água de Luso e sumo de fruta, sem corantes, conservantes ou edulcorantes, apenas com os açúcares naturais da fruta, e pensada para todos os que se preocupam em manter um estilo de vida saudável e equilibrado.
Lançamento de uma nova variedade Luso Fruta Kids TuttiFrutti, uma bebida natural e saudável, muito refrescante, e à medida dos mais pequenos.
Prémios conquistados em 2020
A cerveja Sagres foi eleita, pela 14.ª vez consecutiva, como Marca de Confiança na categoria Cervejas, na 20ª edição dos prémios das Seleções do Readers’s Digest. Também a Água de Luso recebeu esta distinção, pelo 11.º ano consecutivo.
A cerveja Sagres, a Sagres Radler e a Bohemia voltaram a ser premiadas internacionalmente com Ouro no Monde Selection de La Qualité demonstrando, uma vez mais, a qualidade e a excelência destes produtos além-fronteiras. A cerveja Sagres conquistou a sua 23ª Medalha de Ouro e a Cerveja Bohemia Original recebeu, pela 15ª vez consecutiva, mais uma Medalha de Ouro.
A Água de Luso voltou a conquistar, pelo 11º ano consecutivo, a Medalha de Ouro no prestigiado Concurso Internacional Monde Selection de La Qualité, trazendo para Portugal mais um prémio de prestígio.
Sustentabilidade
Prosseguimos o nosso programa de Sustentabilidade – Produzindo um Mundo Melhor, concretizado através da redução do consumo de água e energia nas nossas instalações, da melhoria das emissões de CO2, da obtenção de matérias primas de fontes sustentáveis, da promoção do consumo responsável, do investimento no crescimento com as comunidades envolventes às nossas unidades, assegurando sempre a Segurança, Saúde e Direitos Humanos das nossas Pessoas.
Destacamos, em 2020:
Projeto de inovação na Agricultura Nacional que juntou a Central de Cervejas e a start-up portuguesa, Agri Marketplace, para a promoção e criação de uma nova fileira de produção de cevada dística em Alcácer do Sal, pelos produtores de arroz da região e com a garantia de aquisição pela Central de Cervejas. Esta iniciativa conjunta surge como resposta ao problema de escassez de água que a região do Vale do Sado tem sofrido nos últimos anos, acrescido dos constrangimentos de acesso a água em 2020, como consequência de obras a decorrer nos canais de rega, o que afetou negativamente a produção de arroz.
Assinatura do Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Acção Climática Lisboa 2030, um desafio lançado pela Câmara Municipal de Lisboa. A Central de Cervejas e Bebidas foi uma das mais de 200 empresas das mais diversas áreas de negócio, que responderam, positivamente a este desafio.
Outros Destaques
O extraordinário documentário - “Megaoperação” - , transmitido pelo canal televisivo RTP2, realçando a capacidade humana e a engenharia necessárias para transportar e instalar 10 fermentadores de 25 metros de altura por 8 metros de largura adquiridos pela SCC à HEINEKEN Sérvia, dando origem a uma megaoperação logística entre a Sérvia e Portugal, passando pela Roménia, num total de 5.500 quilómetros em 75 dias entre terra e mar.
A celebração do protocolo entre a Mineraqua (Água do Castello), detida pelo grupo Central de Cervejas e Bebidas (SCC), e a Câmara Municipal de Moura, para a criação do percurso “Do Castello até Pisões”, uma iniciativa que visa promover a cultura e o turismo no Concelho de Moura. Este protocolo pretende dar a conhecer a diversificação da oferta turística e cultural do Concelho, através da realização de atividades que contribuam para a valorização do recurso Água e para o conhecimento da importância histórica da marca Castello na vivência da cidade de Moura.