Pilar Social
Um caminho para uma empresa e um mundo mais inclusivo, justo e equitativo
Promover uma cultura de inclusão e diversidade
- Igualdade de género de forma a aumentar o número de mulheres em cargos de gestão de topo: 30% até 2025, 40% até 2030
- Diversidade cultural e liderança: até 2023, pelo menos 65% das equipas de liderança, em cada região dos diversos países, serão compostas por cidadãos dessas regiões
- 100% dos managers receberão formação em práticas de liderança inclusiva, até 2023
Ambiente de trabalho justo e seguro
- Um salário justo para os colaboradores: responder a eventuais lacunas até 2023
- Igualdade salarial pelo mesmo trabalho desempenhado: avaliação e ação até 2023
- Garantir padrões de vida e trabalho justos a prestadores de serviços
- Criar capacidade de liderança comprometida com zero acidentes fatais e graves, no trabalho
Impacto positive na comunidade
- Iniciativa de impacto social em 100% dos mercados, todos os anos
Iniciativas Associadas ao Pilar Social
A Central de Cervejas (SCC - Sociedade Central de Cervejas e Bebidas), parte do grupo HEINEKEN,em parceria com a Associação CAIS, o Turismo de Portugal através da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EHTL) e a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal lançou o programa de capacitação e empregabilidade Reconectar, com o objetivo apoiar na resposta à escassez atual e futura de profissionais que as empresas de restauração enfrentam, ao mesmo tempo que promove a inclusão e a capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social ou desemprego.
No final do Reconectar os participantes estarão preparados para entrar no mercado de trabalho qualificado num setor vibrante no País e capacitados para terem acesso a novas oportunidades económicas!
Através deste programa estamos a ampliar o impacto positivo na vida destes participantes, na sociedade e na economia, rumo a um Mundo melhor.
Saiba mais aqui!
A Central de Cervejas (SCC - Sociedade Central de Cervejas e Bebidas), parte do grupo HEINEKEN, brinda ao lançamento de uma nova plataforma de impacto social “Juntar os Mundos”, que se foca na aproximação das pessoas através do poder da conversa e, sobretudo, do poder da ação, através do voluntariado empresarial.
A plataforma integra também o programa de voluntariado da Central de Cervejas, com foco no voluntariado empresarial.
O programa tem como objetivo contribuir para uma cultura organizacional cada vez mais solidária e de proximidade, gerando um impacto positivo e relevante na sociedade. Para o efeito, a empresa atribui até 8 horas anuais do horário laboral para a prática de voluntariado corporativo.
A Fundação Luso doou um Milhão de garrafas de Água de Luso (0,33l) a várias instituições e organizações que estiveram na linha da frente no combate ao Covid 19 e/ou que prestaram assistência a grupo de risco mais expostos à pandemia, garantindo o consumo individual num formato adequado para reduzir o risco de contágio.
“Juntos Voltamos Já”, uma plataforma implementada em parceria com outra grandes marcas de referência a par da Cerveja Sagres e da Água de Luso e com o apoio institucional da AHRESP e do Turismo de Portugal, com o objectivo de tentar garantir algum financiamento imediato aos estabelecimentos de restauração e bebidas encerrados, quer por adesão dos consumidores através da compra de vouchers, quer na reabertura, por parte das marcas aderentes, ao disponibilizarem os seus produtos para cabazes que foram entregues aos pontos de venda aderentes, minimizando o esforço financeiro dos parceiros do canal Horeca.
A cerveja Sagres associou-se ao Portugal #EntraEmCena, um movimento nacional, marketplace digital, onde os artistas podiam lançar ideias e obter investimento para a fase de conceção e desenvolvimento. A iniciativa surgiu num momento particularmente frágil para todos, incluindo para os artistas, que viram as suas fontes de rendimento canceladas ou adiadas.
A cerveja Bohemia levou 1.500 menus especiais na Páscoa de 2020 aos profissionais de saúde que estiveram na linha da frente no combate ao coronavírus, um agradecimento àqueles têm sido incansáveis nesta luta e que nunca baixaram os braços.
Protocolo com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) renovou em 2020, no âmbito da sua política de Responsabilidade Social Corporativa, o seu protocolo com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (CMVFX), um apoio continuado à comunidade local, que se mantém desde 2006, perfazendo um valor global acumulado de um milhão e quinhentos e vinte mil euros, direcionado para apoiar as famílias mais carenciadas da comunidade.
Promover a sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de valor e promover ou aderir a iniciativas com impacto social, é um compromisso há muito assumido pelo Grupo SCC.
Especialmente, em alturas de grandes dificuldades económicas para grande parte dos Portugueses, cabe também às empresas e suas marcas terem um papel determinante na ajuda aos mais carenciados, apoiando organizações credíveis.
A colaboração regular, desde 2012, com o Banco Alimentar contra a Fome, com a oferta dos nossos produtos; a adesão ao movimento “Unidos Contra o Desperdício”, um movimento cívico e nacional, agregador e educativo, que une a sociedade num combate ativo e positivo ao desperdício alimentar e também ao movimento “Too Good To Go”, uma app gratuita que permite reservar comida de qualidade a preços reduzidos, evitando que seja desperdiçada, são alguns exemplos.
Promover uma cultura de segurança
A SCC está empenhada em criar uma cultura de segurança cada vez mais madura, presente em todas as tarefas dos Colaboradores, cujo objetivo é o atingimento de zero acidentes.
A aposta na formação continua e a promoção de iniciativas como "Aqui Não Há Super Heróis" ou a celebração do “Dia Mundial da Segurança são alguns exemplos de ações, levadas a cabo em todas as áreas da nossa Empresa.